Feira de artesanato vai percorrer o Maranhão a partir de sexta-feira

O Ceprama Itinerante vai promover o intercâmbio da produção de artesanato regional em feiras que vão percorrer o Maranhão a partir do dia 20 de setembro. Além das exposições de artesanato e apresentações artísticas em polos turísticos, o projeto prevê o mapeamento, capacitação e cadastro de artesãos no Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro (Sicab) pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

As cidades que receberão a 1ª etapa da ação são Caxias, Alcântara, Barreirinhas, Rosário e Imperatriz. “Teremos palestras e capacitações, e, também, a entrega da carteira formal de artesão e, claro, comercialização desses produtos em locais com grande fluxo de visitantes”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Catulé Junior.

Esse projeto faz parte das ações em comemoração aos 30 anos do Centro de Produção e Comercialização dos Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) que foi instalado no prédio da antiga fábrica têxtil do Cânhamo e há algumas décadas se tornou uma vitrine dos saberes e fazeres expostos em peças artesanais produzidas por maranhenses.

“Fizemos um planejamento para possibilitar esse intercâmbio, valorização da nossa arte e geração de renda, portanto, seguimos com empenho na missão de colocar o turismo e o artesanato do Maranhão no seu lugar de direito”, salientou o gestor da Setur.

Em Caxias, a feira acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro na Praça do Memorial da Balaiada, a partir das 18h, com exposição de produtos e apresentações artísticas. O evento, promovido pelo governo do Estado, por meio da  Setur, tem a parceria da Prefeitura Municipal de Caxias

Programação em Caxias

20/09 – Banda Raiz Tribal
21/09 – Apresentação Pão Com Ovo e Casino Quebec
22/09 – Forró Sem Lei