Moradores denunciam abandono de dezenas de animais em casa de idoso

Em São Luís, moradores do Bairro de Fátima estão incomodados com a quantidade de animais abandonados dentro de uma residência. Eles foram deixados por um idoso desde o início da semana.

A inspeção na residência de Geraldo Alencar Plácido, 69 anos, aconteceu nesta quinta-feira (11), no entanto só os animais estavam no lugar. O idoso, que começou a acumular os bichos após perder a esposa, já está em Teresina-PI desde o início da semana, onde está sendo cuidado pela família e vem recebendo atendimento médico.

Os cachorros ficam separados por cômodos e há também pelo menos um gato na casa. De acordo com vizinhos, desde 2015 ele vivia sozinho no Bairro de Fátima com os animais que resgatava da rua. Há três meses os moradores vinham se reunindo e formularam um abaixo-assinado para que os órgãos competentes tomassem uma providência.

Segundo a comunidade, representantes da Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso, da Vigilância Sanitária, do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Maranhão e a Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB estiveram esta semana no local e chegaram a marcar uma ação para a manhã desta sexta-feira (12), mas ninguém apareceu.

Tramita na 16ª Promotoria de Justiça Especializada, que tem por titular o promotor do idoso José Augusto Cutrim, processo que apura a situação do idoso.