Dia D de Combate às Arboviroses será realizado neste sábado na Cidade Olímpica

Neste sábado (13), a Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com os gestores e técnicos de saúde dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, realiza o Dia D de Combate às Arboviroses. A ação encerra a Semana de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti iniciada desde a segunda-feira (8) em São Luís e na Região Metropolitana.

O Dia D de Combate às Arboviroses vai acontecer na Associação de Moradores da Cidade Olímpica, das 8h às 12h. O bairro é considerado uma das áreas de maior infestação de dengue, chikungunya e zika, doenças causadas pelos chamados arbovírus, classificação que inclui todas as doenças transmitidas por insetos e aracnídeos, inclusive por carrapatos e aranhas.

“A Semana tem por objetivo mobilizar a população sobre a importância de intensificar o combate ao inseto vetor das arboviroses nos municípios envolvidos”, destaca o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

A importância da ação deve-se ao grande problema de Saúde Pública que vivencia o município de São Luís no enfrentamento dos casos de arboviroses (dengue, chikungunya-zika-febre amarela) e considerando a necessidade de fazer um controle mais eficaz no combate do Aedes Aegypti e prevenção dos agravos.

Na Associação de Moradores da Cidade Olímpica serão realizadas palestras, em parceria com diversos órgãos e secretarias do Estado e da Prefeitura de São Luís. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está responsável pela palestra “Educação Ambiental”. O Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU) irá tratar da “Destinação de Resíduos Sólidos Urbanos”. Já a Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) vai abordar o tema “Saneamento Básico”.

Além disso, o evento terá oficinas de Origami, Repelente Caseiro, Confecção de Bonecas de Tecido e Bijuterias, além de Cupcake e Bolo de Pote, estas últimas em caráter virtual. Serão oferecidos, ainda, serviços de beleza, como design de sobrancelhas, SPA das mãos e limpeza de pele.