Sistema de transporte de São Luís chega a 300 ônibus climatizados

Mais 08 novos ônibus serão entregues à população, nesta terça-feira (09), e passam a integrar o sistema de transporte da capital maranhense. O sistema de transporte urbano de São Luís agora chega a 300 novos ônibus climatizados, número alcançado na gestão municipal.

Os veículos que serão entregues são equipados com ar-condicionado, são adaptados com elevadores para uso dos portadores de necessidades especiais e possuem três portas, que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, principalmente nos Terminais de Integração.

Os novos ônibus fazem parte do Consórcio Opaon Açu, centralizado no Terminal de Integração do São Cristóvão e irão beneficiar as comunidades do polo Cidade Operária, Cidade Olímpica e Santa Clara. Com a inserção dos novos ônibus no sistema de transportes da capital, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior totaliza um percentual de renovação de cerca de 80% da frota operante de ônibus – de 844 veículos.

A inserção dos novos veículos é resultado das melhorias a do sistema de transporte da capital que tem como marco a licitação de transporte.  Com as melhorias a Prefeitura conseguiu ainda  reduzir de 10 anos para 4,5 anos a idade média dos ônibus que trafegam atualmente na cidade. Antes da implantação do projeto de modernização do transporte urbano, o sistema chegou a ter veículos com até 20 anos circulando pela cidade.

A renovação da frota de ônibus da capital é parte do programa de reestruturação do sistema de transporte urbano de São Luís, que contempla ainda medidas como a adoção do sistema de fiscalização por biometria facial, evitando assim as fraudes que prejudicavam o sistema; a bilhetagem eletrônica com recarga embarcada; o bilhete único; o cartão criança e instalação de GPS em 100% da frota.