Recém-inaugurado, Museu da Gastronomia encanta turistas e ludovicenses

Desde que foi entregue, na última quinta-feira (13), o Museu da Gastronomia Maranhense tem atraído centenas de turistas e ludovicenses curiosos sobre as histórias da culinária e dos produtos gastronômicos que fazem parte da cultura local. Com o equipamento a proposta é, além de apresentar a gastronomia local, fortalecer o sentimento de pertencimento na população. O equipamento é resultado de parceria com o Ministério do Turismo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Localizado em um casarão reformado na Rua da Estrela, o museu funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h e já recebeu cerca de 400 pessoas desde a inauguração. A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, conta que o espaço tem alcançado o objetivo para o qual foi planejado.

“Quando pensado, o Museu da Gastronomia Maranhense buscou contemplar dois vieses. A proposta era criar um espaço que atraísse a atenção tanto dos visitantes quanto da população local. Esse objetivo tem sido alcançado com êxito, o que é perceptível no encantamento das pessoas ao visitarem este espaço que é nosso”, ressaltou a secretária destacando que a ação faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão do prefeito Edivaldo visando a requalificação do Centro Histórico e que tem como reflexo a reocupação do espaço por ludovicenses e turistas e a movimentação do comércio com a geração de emprego e renda.

O museu recém-inaugurado, além da exposição permanente, abrigará exposições temporárias e servirá como um centro de capacitação àqueles que desejarem aprender na prática acerca da gastronomia maranhense, com cursos para a elaboração de pratos típicos.