Grupos de bumba-meu-boi arrastam batalhões para Centro Histórico

A chuva não atrapalhou quem aproveitou as prévias juninas dessa sexta-feira (14) na Praça Nauro Machado e a Praça dos Catraeiros, no Centro Histórico de São Luís. A programação, promovida pelo Governo do Maranhão desde o último final de semana, deu uma ideia do que vai ser o São João do Maranhão, aberto oficialmente na próxima quarta-feira (19).

Enquanto isso, nessa sexta-feira (14), grupos como o Boi da Maioba, Boizinho Barrica, Boi de Upaon-Açu, Cacuriá de Dona Teté e muitos outros atraíram muitos maranhenses e turistas para aproveitar toda a música e festividade desta época do ano.

Abertura

Com abertura programada para a próxima quarta-feira (19), já no primeiro dia, a programação oficial do São João do Maranhão tem como atração principal o cantor Alceu Valença. O show será realizado na quarta-feira (19), às 23h, na Praça Maria Aragão. Antes dele, grupos de dança e de bumba-meu-boi também se apresentam no local.

Também nesse dia, se apresentam no Arraial da Praça Maria Aragão, o Tambor de Crioula Brilho da União da Vila Mauro Fecury, Dança Portuguesa Império de Lisboa, Bumba Meu Boi Encanto do Olho D’Água, Boi Barrica e Show de Maracanã.

Já  no Arraial do Ipem, também na abertura, a programação inclui o Bumba Meu Boi Estrela do Gen, Boi de Morros, Axixá, show de Santanna o Cantador, Cacuriá de Dona Teté, Boi de Santa Fé e Bumba meu Boi de Maracanã.

São João do Maranhão

Neste ano, o São João do Maranhão terá arraiais oficiais em Imperatriz, de 12 a 15 de junho, e em São Luís, de 19 a 30 de junho no IPEM e na Praça Maria Aragão, e dias 21, 22, 28 e 29 de junho na Praça Nauro Machado.

Além dos arraiais oficiais, o São João acontece, também, nos bairros da Cidade Operária, João de Deus, Anil, João Paulo, Liberdade, Anjo da Guarda, Largo de Santo Antônio (22 a 29 de junho) e Cohajap (1 a 13 de junho).

Outra atração que faz parte do calendário junino são as festas Arraiá do Povo, Arena Pátio Norte, Encontro de Danças Portuguesas e Manifestações Culturais, São Pedro, São Marçal, Encontro de Miolos de Boi e Festival de Zabumbas. Estes eventos também receberam apoio do Governo do Estado.