Abertas inscrições para cursos de formação do Cadastro Único

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) informa que estão abertas, até o dia 1º de julho, as inscrições para os cursos de formação voltados para todos os técnicos e gestores que atuam no Cadastro Único no Maranhão. As inscrições podem ser realizadas pelo endereço eletrônico www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br.

A ação educacional, coordenada pela Secretaria Adjunta de Renda e Cidadania (Sarc) da Sedes, tem como objetivo qualificar os profissionais e aprimorar os serviços de acompanhamento de famílias de baixa renda, beneficiárias de programas sociais. Os cursos irão abordar temas voltados para o Programa Bolsa Família (PBF), para a operacionalização do Sistema de Benefício da Caixa Econômica (Sibec) e, também, Cadastro Único.

De acordo com o secretário da Sedes, Márcio Honaiser, promover a qualificação profissional daqueles que atuam no CadÚnico, como entrevistadores e gestores, é garantir que as ações sociais alcancem, de fato, quem mais necessita.

“Por saber que é através desse cadastro que as famílias têm acesso aos programas sociais mais importantes de transferência de renda, que o Governo do Estado tem investido e incentivado as capacitações em todos os 217 municípios do Maranhão. Qualificando a coleta de dados e a prestação de serviços na área, consequentemente, faremos com que os programas sociais sejam melhor direcionados para famílias que precisam dos benefícios”, disse Honaiser.

Segundo a secretária adjunta da Sarc e coordenadora estadual do Cadastro Único, Ana Gabriela Borges, as inscrições podem ser realizadas pelo site do Bolsa Escola e, após o preenchimento do formulário de inscrição, o interessado deverá aguardar, via e-mail, a validação e confirmação de sua inscrição, visto que, para cada turma, há um número limitado de vagas.

Gabriela destacou, ainda, que “caso haja desistência após a validação da inscrição, o candidato deverá justificar a ausência com antecedência mínima de 15 dias, do contrário, o município de origem do candidato será suspenso, por tempo indeterminado, de participar de futuras capacitações”, concluiu.

Cadastro Único 

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Atualmente, o Cadastro Único é o principal instrumento para seleção e inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, estaduais e municipais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, Bolsa Escola, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros. Do Governo do Maranhão.