Alagamentos causaram prejuízos para quase 84 mil pessoas no Maranhão

No Maranhão, pelo menos 41 municípios estão enfrentando inúmeros transtornos por conta dos temporais. Varias cidades sofreram com a cheia dos rios, como é o caso de Santa Helena, na baixada maranhense, o que resultou em dezenas de famílias desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil, aos poucos, o nível dos rios vem diminuindo.

Em 11 municípios as tempestades atingiram mais de 151 mil pessoas. Em oito cidades ocorreram inundações, afetando pelo menos, 34.332 pessoas. Os alagamentos e erosões no interior do Estado causaram prejuízos para quase 84 mil pessoas.

Já são 24 municípios que decretaram Situação de Emergência, outros 17 são monitorados pelo Corpo de Bombeiros. Ao todo, são quase 2 mil famílias desalojadas, ou seja, famílias que por segurança tiveram que deixar suas residências e permanecem em casas de amigos ou familiares.

A situação de emergência foi reconhecida pelo Governo do Estado em suas cidades maranhenses: Boa Vista do Gurupi e Santo Amaro do Maranhão. Em outras oito cidades, essa situação foi reconhecida sumariamente pela Defesa Civil Nacional, restando aos gestores apenas, que apresentem as documentações necessárias para que esses decretos sejam homologados.

De modo geral, as equipes da defesa civil estão sendo reforçadas, realizando obras emergenciais, com o intuito de minimizar as consequências das fortes chuvas no MA e garantir a segurança das pessoas atingidas.