São Luís é apontada como a capital em que menos se fuma

São Luís é apontada por pesquisa publicada pelo Ministério da Saúde como a capital brasileira com menor percentual de pessoas fumantes. Dados apontam ainda São Luís como a capital com menor índice de mulheres fumantes. Em relação ao sexo masculino, a cidade possui o terceiro menor público consumidor contumaz de tabagismo.

Pesquisa realizada pelo Vigitel (sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis) e divulgada pelo Ministério da Saúde indica que São Luís é a capital brasileira onde menos se fuma e que de 2009 a 2017 viu a população de fumantes diminuir 49%. A pesquisa envolveu mais de 50 mil pessoas (45,6% mulheres e 43,5% homens) com hábito de fumar em todo o país, registrando que em ambientes de trabalho ele se reduziu em 44,6% nesses oito anos. Entre os entrevistados.

Na comparação entre as capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, Porto Alegre (RS) aparece em primeiro ligar na redução de fumantes (60,2%), vindo em seguida Palmas (TO), com 59% e Macapá (AP), com 57%. Natal (RN) foi a quem teve menor diminuição (29,8%). Com 49% de redução das pessoas que têm hábito de fumar, São Luís aparece em sétimo lugar.

Em outro levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra que, mesmo sendo a capital com maior porcentagem de queda do consumo de cigarros, Porto Alegre se destaca no alto índice de pessoas que afirmaram consumir 20 cigarros ou mais por dia, totalizando 5,1% da população do município. As capitais que menos fumam são São Luís, com 0,4% e Macapá, com 0,5% dos habitantes.