Obras da Rua Grande chegam à oitava quadra

As obras de requalificação do maior centro comercial de São Luís avançaram nesta semana para a oitava quadra, localizada entre a Rua Sete de Setembro e a Travessa da Passagem. Os trabalhos estão em andamento também na sexta e sétima quadras e em fase de finalização na quinta quadra, com a colocação de novo posteamento de iluminação pública. A obra de requalificação urbana da Rua Grande está sendo executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís.

A primeira etapa da obra, que compreende as quatro primeiras quadras da via, foi entregue dia 22 de dezembro. A área recebeu, entre outros serviços, novo piso de bloquete intertravado, sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea e novo posteamento de iluminação pública. Todas as quadras terão o mesmo padrão.

“Estamos acompanhando o avanço dessa obra tão importante para a cidade, para a população e para o comércio local. Para nós é motivo de alegria presenciar a transformação desse espaço a partir do trabalho que está sendo executado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura”, disse o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A requalificação urbanística da Rua Grande no sentido Deodoro – João Lisboa, a partir da Rua do Passeio, foram iniciadas em abril de 2018.  “As obras estão avançando conforme o cronograma e os resultados positivos são perceptíveis. Com a conclusão do trabalho, ganha toda a população, tanto os comerciantes quanto os consumidores”, afirma o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary.

Os trabalhos avançam para a oitava quadra com a retirada da pavimentação em paralelepípedos. Nesta semana, o maior volume de serviços se concentram na sexta e na sétima quadras. Concluída a instalação do sistema de drenagem profunda, com a colocação de canaletas e ligações hidráulicas, equipes trabalham na concretagem das calçadas na sexta quadra. Já a sétima quadra, onde já foram implantadas as redes de esgoto e água pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), está recebendo os serviços de drenagem.

Na quinta quadra, foram finalizados, na última semana, os serviços de pavimentação em granito serrado, material de grande resistência e de fácil manutenção. Nesta semana estão sendo realizados os serviços na área da iluminação, com instalação de postes que funcionarão por meio de rede elétrica subterrânea.

ACESSIBILIDADE

A requalificação para a Rua Grande, propõe o conjunto de soluções urbanísticas e arquitetônicas que visam também promover a acessibilidade. A proposta de revitalização da área busca integrar os princípios da acessibilidade universal ao desenho urbano. Dessa forma, com a execução do projeto, estão sendo retirados os obstáculos, com redução dos desníveis de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre sem restrições.

Por Ascom