Profissionais de saúde são apresentados a novo formato de atuação da Fesma

Profissionais que integram a Força Estadual de Saúde do Maranhão participaram nesta terça-feira (08) de reunião sobre o novo formato de atuação da Fesma.

Os 120 profissionais que atuam na Força Estadual de Saúde foram recepcionados pelo governador em exercício do estado, Carlos Brandão, e secretários, entre eles o de saúde Carlos Lula. Na oportunidade, foi anunciada a ampliação do serviço realizado pela Fesma. A expansão vai abranger Imperatriz e São Luís, e será mantido o atendimento nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado.

Ao longo de 2 anos e 8 meses de atuação, os profissionais da Fesma realizaram mais de 820 mil atendimentos no Maranhão. Um dos focos do trabalho desenvolvido pela Força é a redução da mortalidade infantil, entre crianças de 0 a 1 ano de idade. Em 2014, foram registrados 111 óbitos de bebês e o número caiu para 80 em 2018. Até o último levantamento, que foi realizado em novembro do ano passado.

A Fesma atua também no atendimento de pacientes por complicações no diabetes e hipertensão, e a identificação e o tratamento da hanseníase, com resultados em curto e médio prazo.