UFMA é a melhor instituição de ensino superior do Maranhão, diz MEC

O Ministério da Educação (MEC) liberou, na última terça-feira (25), a consulta dos conceitos dos cursos de graduação e das instituições de educação superior, que mais uma vez confirmou a Universidade Federal do Maranhão como a melhor instituição de ensino superior do estado, com a manutenção da nota 4 (Muito Bom), em uma escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados em 2017.

Em 2014, foram 26 cursos avaliados no Ciclo Azul, com oito notas 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), 16 com nota 3 e dois cursos sem conceito. No resultado da avaliação de 2017, divulgados nesta semana, houve considerável avanço: desta vez, foram 31 cursos analisados, um curso nota 5 (Engenharia da Computação) ― um dos dois únicos do país com o conceito máximo ―, 19 cursos com nota 4, e 10 com nota 3, o que, no exame do professor Romildo Sampaio, procurador educacional da UFMA, trata-se de um resultado expressivo, superior ao obtido no ciclo anterior.

No IGC, indicador que mede a qualidade das instituições de educação superior, a UFMA manteve-se com nota geral 4, mas aumentou o valor contínuo do indicador em relação ao ano anterior, o que a aproxima um pouco mais do conceito de excelência, que é cinco (5). “Todo o trabalho que estamos fazendo busca consolidar a instituição como uma das melhores do Norte e Nordeste do país. No Maranhão, fomos a única universidade, entre públicas e privadas, a obter o IGC 4”, enfatizou o procurador educacional.

Ele ainda frisou que a conquista resulta do esforço que a instituição vem realizando há alguns anos, envolvendo diversos setores com vistas à melhoria contínua da qualidade dos seus cursos nos diferentes indicadores e órgãos de avaliação. “Trata-se de um trabalho conjunto que abarca a Pró-reitoria de ensino e as coordenações de curso, cujas ações são capilarizadas para os professores e estudantes dos nossos cursos. Envolvemos, assim, todos os atores institucionais, contando sempre com o apoio irrestrito da gestão superior. Os resultados têm aparecido nas diferentes avaliações e rankings da educação superior, nos colocando numa posição de destaque em termos de qualidade, não só na graduação como também na pós graduação”.

Relevantes resultados

Um dos mais emblemáticos resultados obtidos na UFMA foi conquistado pelo curso de Engenharia da Computação, vinculado ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, que foi avaliado como o segundo melhor do Brasil, com a nota 5, entre os 149 cursos da mesma área avaliados no país.

O coordenador do curso, Cláudio Aroucha, fala da satisfação em ser o segundo melhor do país e lembra que o resultado é fruto da dedicação e participação ativa dos professores, estudantes, gestão superior e técnicos-administrativos. “O nosso curso é novo e, em sua maioria, formado por professores jovens que se dedicam para oferecer um ensino de qualidade. A UFMA tem dado suporte à medida que os recursos são destinados, por isso, só temos a agradecer e trabalhar ainda mais para melhorar a educação superior voltada para as engenharias”, disse.

Para 2019, segundo Cláudio, já existe um planejamento quanto à infraestrutura do curso, para que os estudantes estejam mais preparados para fazerem o Enade.“Nosso objetivo, para o ano que vem, é oferecer um suporte maior para os estudantes que vão realizar a prova. Os equipamentos que utilizamos são de última geração e vão contribuir para a formação desses profissionais. Assim, os alunos já saem bem preparados tanto para o mercado quanto para o universo acadêmico, a exemplo daqueles que já iniciaram seus estudos de mestrados e outros até o doutorado. Isso mostra o cuidado e o comprometimento de toda a equipe do curso de Engenharia da Computação”, afirmou.

Outros cursos com grande destaque foram: Bacharelado em História, com nota 4 no CPC, ocupando 15ª posição entre os 55 cursos analisados no Brasil; Letras-Português, com 4, ficando na 36ª posição entre 227 cursos; Engenharia Civil, na 40ª posição entre 537; Engenharia Mecânica, entre os 291 bacharelados, o curso ocupa a posição de número 25; Engenharia Elétrica, no posto 129, entre 365 cursos, etc.

Ainda na lista de cursos da UFMA com a nota 4 estão a Licenciatura em História, Bacharelado em Ciências da Computação, Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Educação Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Licenciatura em Geografia, Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Letras-Espanhol, Licenciatura em Letras-Inglês,Licenciatura em Pedagogia, todos em São Luís, e Licenciatura em Letras-Português, no câmpus de Bacabal.

Entre aqueles que obtiveram nota 3, listam-se o Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Música, Licenciatura em Química, todos no câmpus de São Luís, Licenciatura em Ciência da Computação, em Codó, e Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Pedagogia, no câmpus de Imperatriz.

Mestrados e Doutorados aprovados pela CAPES

O ano de 2018 foi um dos mais exitosos para a pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão. Foram 9 propostas de Mestrado e 3 de Doutorado aprovadas pela CAPES ― Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, evidenciando a envergadura e a relevância das pesquisas desenvolvidas pelos docentes da Instituição.

A mudança desse quadro está ligada à atuação estratégica da Pró-reitoria de Pós-graduação e Inovação sob a gestão do professor Allan Kardec Duailibe Barros Filho, para quem as conquistas são fruto da competência dos professores da UFMA em seus diversos câmpus, de uma política de descentralização e desburocratização e do incondicional apoio institucional e articulação nacional.

Mestrados aprovados

  1. Comunicação (Acadêmico) ―Imperatriz
  2. Saúde e Tecnologia ― Imperatriz
  3. Comunicação (Profissional) ― São Luís
  4. Sociologia ― Imperatriz
  5.  Formação Docente em Práticas Formativas (Profissional) ― Imperatriz
  6. Geografia ― São Luís
  7. Artes Cênicas ― São Luís
  8. Engenharia Aeroespacial em Rede do Nordeste ―Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte
  9. Ciências Ambientais ― Chapadinha

Doutorados Aprovados

  1. Ciência da Computação ― São Luís
  2. Ciências dos Materiais ― Imperatriz
  3. História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes ― São Luís

Por Ascom