Sesc realiza programação educativa para os homens

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso, o mês de novembro é dedicado à conscientização dos homens sobre a importância de cuidarem da saúde e prevenirem doenças. Integrando esse importante movimento em favor da vida, o Sesc realizará uma programação educativa, preventiva e lúdica para o público masculino nas suas Unidades fixas e móveis e também em locais abertos de São Luís, Maiobão, Raposa, Itapecuru-Mirim, Caxias e Imperatriz.

Novembro foi o mês escolhido para a prevenção masculina justamente porque no dia 17 se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Com foco na importância da prevenção, o Sesc realiza no dia 06 de novembro uma grande Estação Recreativa com testes rápidos HIV e Sífilis, consultas urologista e ultrassom, além da ação lúdica  Papo de Homem com jogos de tabuleiro na tenda da Unidade Sesc Saúde Mulher, na Praça Viva Maiobão, das 17h às 21h. Ao longo do mês, promoverá ainda no mesmo local videodebates e rodas de conversa, das 8h às 14h.

Buscando conscientizar a sua clientela, trabalhadores de comércio, bens, serviços e turismo, assim como funcionários do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a programação Novembro Azul do Sesc realiza blitzs educativas nas Unidades Sesc Deodoro, Sesc Turismo, Sesc Administração, Sesc Caxias, Sesc Itapecuru e OdontoSesc (Imperatriz) durante todo o mês, indo também ao encontro do público masculino em lojas comerciais, praças e feiras.

Câncer de Próstata

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

PROGRAMAÇÃO DO NOVEMBRO AZUL

UNIDADE MÓVEL PROJETO SESC SAÚDE MULHER

01 a 30/11/2018 – Orientações sobre prevenção e cuidados quanto ao Câncer de Próstata, Videodebates e rodas de conversa

Local: Tenda da Unidade

Horário: 8h às 14h

06/11/2018 – Estação Recreativa Papo de homem e Jogos de tabuleiro(parceria recreação) – com disponibilização de testes rápidos HIV e Sífilis, consultas urologista e ultrassom.

Local: Praça Viva Maiobão

Horário: 17h às 21h

UNIDADE SESC DEODORO/ CENTRO

08 de novembro/ 2018 – Orientações sobre câncer de próstata

Local: Setor de matrícula, academia e SOS Vestibular

Horário: matutino e vespertino

CONDOMÍNIO GUIMARÃES E SOUZA FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO/SESC/SENAC

14 de novembro/2018 – Blitz educativa com orientações sobre diagnóstico e prevenção ao Câncer de Próstata.

Local: Cobertura

Horário: 12h às 13h

21 de novembro/2018 – “Estação recreativa Papo de homem e jogos de tabuleiro” (parceria Recreação)

Horário: 12h às 13h30

Local:Cobertura

UNIDADE SESC SAÚDE

01 a 30 de novembro/2018 – Recepção II – Com ações de orientação e distribuição de informativos junto à clientela da clínica odontológica

Horário: 08h às 12h e das 13 às 17h

08 de novembro – Orientações e distribuição de informativos – TRT

Local: Horário: 9h às 11h

14 e 23 de novembro – Orientações e distribuição de informativos

Local: Feira do Anjo da Guarda e Cohab

Horário: 9h às 11h30

UNIDADE SESC CAXIAS

09, 16, 23 e 30 de novembro/2018 – Ação educativo-preventiva com orientações quanto à prevenção do câncer de próstata (parceria Cuidado Terapêutico)

Horário 09h às 12h

Local: Lojas comerciais e Unidade Sesc Caxias

UNIDADE SESC ITAPECURU

13/11/2018 – Roda de conversa e Festival Sesc Novembro Azul(futebol) – participação de alunos do EJA e pais/responsáveis alunos do PHE(parceria Desenvolvimento Físico Esportivo).

Horário: 19h às 21h

Local: Sesc Itapecuru

PROJETO ODONTOSESC

01, 09, 16, 23 e 30 de novembro/2018 – Ação educativo-preventiva com orientações quanto à prevenção do câncer de Próstata.

Horário: 09 às 12h

Local: Tenda externa à Unidade Móvel instalada na cidade de Imperatriz – MA

MUNICÍPIO DE RAPOSA – MA / PRAÇA CENTRAL DO COMÉRCIO LOCAL

23 de novembro/2018 – Ação educativa com distribuição de informativos

Horário: 09h às 11h30

Local: Praça Central do Comércio Local – Raposa

UNIDADE SESC TURISMO

08 de novembro/2018 – Ação educativo-preventiva com orientações quanto à prevenção do câncer de próstata – TSG

Horário: 09h às 11h

Local: Sesc Turismo

22 de novembro/2018 – “Papo de homem e jogos de tabuleiro” (parceria Recreação)

Local: Salão de Jogos

Horário: 11h30 às 13h