15% dos pequenos comércios pretendem contratar para festas de fim de ano

A aproximação da Black Friday e das festas de fim do ano já está elevando a confiança das Micro e Pequenas empresas brasileiras. Segundo balanço do Sebrae, cerca de 15% dos empresários do ramo de comércio esperam contratar mais funcionários entre novembro e dezembro deste ano, aumentando os postos temporários de trabalho.

“São sinais concretos de melhora da economia. Além da tendência de queda nas taxas de juros e a geração de empregos em alta. Com mais vagas neste fim de ano, há um cenário ainda mais otimista para os empresários e para a população, em geral, que se beneficia com mais dinheiro circulando”, disse o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Ao todo, as festas de fim de ano devem gerar 262 mil vagas temporárias no mercado de trabalho, conforme previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número equivale a um aumento de 8,14% em relação aos empregos temporários gerados em 2022, além de ser o maior desde 2014 (299,7 mil).

São Paulo lidera as projeções regionais, com uma estimativa de 81 mil vagas temporárias para 2023. Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro vêm na sequência, com previsão de 30 mil, 20 mil e 16 mil empregos, respectivamente. A estimativa é que o salário médio fique em torno de R$ 1,8 mil, um aumento de 6,1% em relação ao ano passado.

Fonte: SBT News

Tags: comércios, fim de ano