Ceprama abre temporada junina com shows e Bumba Meu Boi neste fim de semana

Com a presença garantida de grupos folclóricos de Bumba Meu Boi – nos sotaques de matraca, da Baixada, de orquestras e zabumbas – e shows de artistas da terra e de grupos de forró pé de serra, a 14 ª edição da Festança Junina do Ceprama começa nesta sexta-feira (25) e vai até domingo (27).

A expectativa da organização da festa é que mais de 30 mil pessoas vão ao evento durante os três dias de programação. A entrada é gratuita.

Entrada triunfal

Recepcionando o público do arraial, uma índia e um índio, caracterizados no estilo do Bumba Meu Boi, estarão na entrada do evento, sobre uma plataforma, direcionando os acessos masculinos e femininos à entrada da festa.

“A ideia é de presentear o público com a beleza que a nossa cultura tem. E para que todos se sintam homenageados, estaremos recebendo o público com uma índia e um índio, em uma entrada triunfal, com muitas luzes”, explica o produtor cultural Mário Jorge Gonçalvez.

O arraial terá em sua estrutura um palco principal, uma área com tenda, batizada de Barracão do Forró Pé de Serra, e barracas de palhas que estarão disponibilizando as vendas de comidas típicas, como arroz de cuxá, vatapá, patinha de caranguejo, peixe frito, torta de camarão e bebidas.

Programação

No primeiro dia do evento, a programação cultural será iniciada com a apresentação do Boi de Santa Fé, que leva ao público o sotaque da baixada. Em seguida, a festa fica por conta do Boi de Guimarães. Logo depois é a vez da apresentação artística no Show Amos do Munim, com os cantores Osvaldo Preto e Manequinho. O Boi da Maioba se apresenta após o show e em seguida o Boi de Axixá, que encerra a primeira noite de festa.

Paralelamente às apresentações acima, ainda na primeira noite, no Barracão do Forró, haverá a apresentação de Andrezinho e os Brotos, e na sequência a Cambada do Forró e por fim o cantor Inaldo Bartolomeu.

No sábado, as apresentações começam com o Bumba meu Boi Tamarineiro, seguido por Boi de Maracanã e Boi da Pindoba. Todos estes trazem o sotaque de matraca. A quarta apresentação da noite vem com o sotaque de orquestra, com o Boi de Nina Rodrigues. Na sequência acontecerá o show de César Nascimento e Gabriel Melonio. Após o show, o Boi de Axixá encerra a noite.

Já no Barracão do Forró Pé de Serra, acontecerá na segunda noite a apresentação de Andrezinho e os Brotos do Forró, Cambada do Forró e do cantor Inaldo Bartolomeu.

No domingo e último dia da 14ª edição da Festança do Ceprama, estão Boi de Ribamar, Boi Pirilampo, Boi Lendas e Magias, Boi Boa Hora dos Pachecos e Barracão dos Pachecos. E no Barracão do Forró acontecerá a atração musical do cantor Inaldo Bartolomeu, encerrando a festa.