Com presença de Ciro Gomes, Weverton reúne prefeitos e vereadores em Brasília

Durante três dias, mais de 5 mil gestores municipais tem de debates, mesas redondas, palestras e outras atividades na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que prossegue com programação até amanhã (24). O evento promovido pela confederação nacional dos municípios tem discutido assuntos de grande relevância com lideranças de todo o Brasil.

O líder das minorias na câmara, deputado Weverton, participou do evento e esteve reunido na sede do PDT em Brasília, nessa terça-feira (22), com prefeitos e vereadores participantes da Marcha. O momento contou com a presença de deputados estaduais e federais do Maranhão, da bancada pedetista na Câmara, do vice-governador Carlos Brandão, do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do presidenciável Ciro Gomes.

Segundo Weverton, a reunião, que acontece pelo segundo ano consecutivo, é uma forma de aproximar as principais lideranças do estado e promover a boa relação entre eles. “É importante que haja essa relação, essa unidade entre a bancada federal, prefeitos, vereadores e nossas lideranças maranhenses. Uma das maneiras que encontrarmos de reforçar essa relação é recebendo a todos para confraternizar e repactuar o nosso compromisso com o Maranhão”, afirmou.

 

 

 

O deputado Weverton esteve no programa Bom Dia Maranhão, nesta quinta-feira (24), para falar sobre o encontro. Confira:

Ciro Gomes

Durante o evento, Weverton disse também que a presença de Ciro, que segundo ele, é o ” nome mais preparado para unir o Brasil”, foi uma oportunidade para se ampliar o debate sobre a importância dos municípios no cenário político nacional. ”Ciro é o nome mais preparado, tem uma proposta que é viável e uma visão de Brasil que equilibra desenvolvimento econômico e justiça social”, disse.

Ciro também defendeu a necessidade de renovação da política para que a população volte a confiar nos políticos. E lembrou que, embora as pessoas não estejam sempre satisfeitas com as administrações municipais, os prefeitos permanecem longe do centro da rejeição popular, portanto terão papel importante na condução dos rumos da democracia no Brasil.

Projeto nacional e relação com os prefeitos

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, também destacou a importância dos prefeitos para o debate nacional. “Nada acontece na cidadania se não for pela cidade”, afirmou. “Os prefeitos são o elo mais importante da ligação de cada cidadão com os entes representativos do povo, prefeituras, estado e o governo federal, que é o ente mais distante de todos. O que nós queremos é aproximar, cada vez mais, os prefeitos do poder central de Brasília, dos deputados federais, dos senadores, para que com essa aproximação, a voz deles seja ouvida”.

Para ele, a conversa com os prefeitos ajuda a consolidar o projeto nacional que o PDT vem pensando. “Temos que construir um projeto nacional que priorize o trabalhador e a produção, que dê prestígio a quem produz e gera emprego. É isso o que o PDT defende e Ciro representa”.

Sobre a pré-candidatura de Weverton ao Senado, Lupi disse que o conhece há muito tempo e sabe de sua absoluta devoção à causa do Maranhão. “Eu tenho absoluta convicção de que Weverton construiu ao longo dos anos uma capacidade de aliança, de combatividade, de lealdade que poucos políticos têm”, concluiu.

Bancada federal

O presidente da Famem, prefeito Cleomar Tema, considerou o evento positivo por ser uma oportunidade de estreitar relações dos representantes dos municípios com a bancada federal.

Ele apontou que a bancada federal foi a “bancada do Maranhão que mais se sobressaiu, defendendo os interesses do município”, e fez um agradecimento aos deputados maranhenses. “Aproveito para agradecer a todos os deputados federais do nosso estado, que têm nos recebido bem e cobrado do governo federal todas as solicitações dos prefeitos e dos municípios. E espero que em breve, com as novas eleições, tenhamos um governo que olhe mais para as questões municipais”, afirmou.

XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Dando continuidade às discussões, a Marcha reservou, este ano, dois momentos para receber os presidenciáveis e debater as prioridades dos governos locais e as necessidades de mudanças estruturais da Federação Brasileira.

O pré candidato pelo PDT, Ciro Gomes, participou de um dos painéis da marcha. “É preciso que a gente ponha em grave perspectiva a necessidade de recuperar a confiança do povo na democracia. Porque sem democracia não há saída para nada disso. E quando você olha para a democracia hoje, são poucos os grupos, o eixo de gravidade preservados no respeito popular. E uma parte importante disso são as municipalidades do Brasil”, disse ele.

Veja mais sobre a marcha na matéria da TV Difusora: