Ator da série Harry Potter morre aos 77 anos

O cinema ficou mais pobre hoje. John Hurt, ator de voz rouca e expressão grave, morreu hoje aos 77 anos, segundo a imprensa britânica. Ele havia anunciado sofrer de câncer no pâncreas em junho de 2015, mas ainda assim não interrompeu seu fluxo de trabalho, com três filmes já concluídos para 2017 – Darkest Hour, com Gary Oldman e Lily James, ainda está em produção.

Indicado duas vezes ao Oscar (por O Expresso da Meia-Noite, em 1978, e por O Homem-Elefante, de 1980), Hurt protagonizou uma das cenas mais emblemáticas do cinema moderno em Alien: O Oitavo Passageiro, quando ele “dá à luz” uma criatura no filme que Ridley Scott dirigiu em 1979.

“Ridley nunca contou ao elenco como seria a cena”, lembrou o produtor executivo Ronald Shusset em uma entrevista de 2009. “Ele só avisou que eles veriam algo acontecer.” O “algo” em questão era Hurt, depois de acordar de um coma ao ser atacado por um parasita alienígena, ter a criatura explodir de seu peito durante o jantar, com sangue e vísceras saltando sobre todo o elenco. A cena foi criada com uma prótese de seu corpo presa à mesa, enquanto Hurt se posicionada abaixo dela. Sem perder o humor britânico, o ator repetiu a cena na paródia S.O.S. Tem um Louco Solto no Espaço, que Mel Brooks dirigiu em 1987.